segunda-feira, 13 de junho de 2011

Qual o papel da escola na educação inclusiva?

     
   O papel da escola é muito importante nesta etapa que se inicia, já que precisamos unir forças, mas infelizmente nos deparamos com situações que não condizem com a verdade. Há muitas escolas no momento despreparadas para receber alunos com deficiência seja ela qual for.
      Tem escolas que não sabem de fato fazer a inclusão, não tem preparo dos profissionais, e também não tem um local adequado para receber essas crianças. Para que a inclusão social seja um sucesso precisamos mudar essa situação, a escola precisa conversar com os pais dos alunos com deficiência para conhecer mais a criança, preparar toda uma equipe de profissionais, coversar com os alunos da escola sobre as crianças para que não haja preconceito, levantar as necessidades e limitações que cada um tem, assim poderão se conhecer e ver um no outro um ser humano com mais respeito.
      Sabemos que para os pais, alunos e professores existem o medo, o constragimento, a dúvida, as incertezas, mas a também a necessidade dessa mudança, e o dialogo entre as partes é sempre o melhor começo para que isso aconteça.
       Diante de tudo isso, precisamos nos consciêntizar que a educação é direito de todos, por isso a inclusão precisa ser aceita e respeitada, para que no futuro tenhamos crianças consciêntes, educadas e respeitadas independente de suas limitações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário